JÁ SÃO CONHECIDOS OS FINALISTAS DO PROGRAMA ‘MAIS AJUDA’, QUE TEM 150 MIL EUROS PARA APOIAR PROJETOS DE INOVAÇÃO SOCIAL

São 12 os finalistas do Programa Mais Ajuda. Das mais de 700 candidaturas recebidas, foram selecionados projetos de seis IPSSs e de seis Startups, capazes de dar novas respostas a problemas sociais, em áreas tão diversas como ambiente, educação, tecnologia e integração social.

30.04.2020 09:00:00 | Sintra
Programa Mais Ajuda

Programa Mais Ajuda

A sociedade está mais vulnerável e a ajuda não pode esperar. Nesse sentido, e perante um novo conceito de urgência social, o programa Mais Ajuda, adapta-se para garantir resposta a quem mais precisa. Este programa pretende promover e impulsionar projetos inovadores de intervenção e impacto social.

No contexto atual provocado pelo COVID-19, o modelo de seleção dos vencedores foi ajustado aos novos tempos de distanciamento social. Os pitches, que iriam decorrer de forma presencial num evento final de anúncio dos vencedores, assumem-se em vídeo e o evento é substituído por um programa de rádio na Renascença, no fim de maio.

Desafiando o terceiro setor e os empreendedores a encontrar novas respostas para problemas sociais, o Programa Mais Ajuda, promovido pelo Lidl Portugal em parceria com as rádios Renascença, RFM e Mega Hits e a Beta I, recebeu mais de 700 candidaturas, entre as quais foram selecionados os 12 finalistas, dos quais irão sair seis grandes vencedores – três IPSSs e três Startups.

Entre os finalistas estão instituições de solidariedade social e Startups de todo o país, com projetos de apoio à comunidade em áreas tão diversas como ambiente, educação, tecnologia e integração social, que foram selecionados segundo rigorosos critérios de avaliação relacionados com o impacto social do projeto, o seu potencial de crescimento, a maturidade e complementaridade da equipa, o grau de inovação do projeto e a sua viabilidade e sustentabilidade no tempo.

De acordo com Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação Corporativa do Lidl, “As IPSSs e as Startups responderam prontamente ao desafio lançado para um Portugal mais solidário, mas também mais empreendedor e inovador na forma de ajudar. Esse empenho está refletido na quantidade e na qualidade das candidaturas apresentadas, que não só superaram as nossas expectativas, mas também tornaram a seleção dos 12 finalistas num ótimo desafio. Estamos a dar novos passos com este projeto, inserido, também ele, num novo contexto social que temos vindo a enfrentar, onde a ajuda ao próximo se torna ainda mais urgente e fundamental”.

Filipe Almeida, presidente da iniciativa Portugal Inovação Social, Isabel Figueiredo, adjunta do presidente do Grupo Renascença Multimédia, Luís de Melo Jerónimo, diretor Social Cohesion Programme da Fundação Calouste Gulbenkian, Pedro Rocha Vieira, CEO e Co-fundador da Beta-i e Vanessa Romeu, diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, constituem o painel de júris  responsável pela seleção das seis iniciativas vencedoras, que receberão, cada uma delas, o valor de 22.500 euros para implementação da sua proposta. Para além do apoio monetário, os projetos vencedores irão receber mentoria, por parte da Beta-i, de modo a otimizarem o investimento recebido e com isso aumentarem a escala de alcance das suas ações e modelos de atuação.

Para Isabel Figueiredo, Adjunta do Presidente do Grupo Renascença, “Sempre que unimos esforços e partilhamos competências, sentimo-nos capazes de mais e melhor. Foi o que aconteceu com este desafio que nos uniu durante largos meses, que passou por diversas fases e esteve sempre assente numa vontade expressa de ajudar. Ajudar quem precisa, ajudar quem se empenha, ajudar quem não se conforma com situações de pobreza, de risco ou de qualquer fragilidade. O número de candidaturas mostrou-nos que somos um país solidário, atento e empreendedor. E chegamos a esta fase final, com a certeza de que é possível fazer a diferença no mundo em que vivemos e de que, juntos e solidários, seremos capazes de ultrapassar todas as dificuldades.”

Segundo Pedro Rocha Vieira, Co-fundador e CEO da Beta-i, as mais de 700 candidaturas mapeadas para o projeto revelam a abrangência e a diversidade do olhar empreendedor em Portugal. “A Beta-i conecta as necessidades de grandes empresas como o Lidl a novas soluções provenientes do universo das startups, para que estas partes em colaboração respondam a desafios concretos dos seus negócios. Mas o que é fascinante no programa Mais Ajuda é a sua orientação para as necessidades da sociedade, a vocação do projeto para o impacto social. É isso que o Lidl está a suportar financeiramente e com a sua visão, e que a Beta-i está a suportar tecnicamente em prol do crescimento destes projetos no campo da inovação social”.

Adicionalmente, o Lidl contribuirá ainda com 15 mil euros, para a posterior realização de um Business Hackathon - direcionado às IPSSs ou equiparadas – no qual irão participar membros da comunidade de talento, empreendedorismo, entre outros parceiros externos, para identificarem e desenvolverem soluções para alguns dos desafios específicos destas instituições.

 

Conheça os 12 finalistas do Programa Mais Ajuda:

Startups:

eSolidar

Local: Braga

Descrição: Consiste num Ecossistema de solidariedade online, que permite a entidades sociais (IPSS) diversificar a forma como angariam fundos e aumentam a sua visibilidade, através de ferramentas como donativos, leilões solidários, crowdfunding, entre outros.

Inovação: Ao contrário de outras plataformas que se focam exclusivamente em donativos, voluntariado ou responsabilidade social, através do eSolidar o impacto é maximizado, colocando no mesmo ecossistema os três atores principais - Causas, Utilizadores e Empresas.

 

GiveToU

Local: Lisboa

Descrição: Proporciona a todas as ONGs e empreendedores sociais as melhores ferramentas digitais para maximizarem a obtenção de recursos financeiros, bens materiais e humanos. Permite ainda a criação de relações com os outros atores sociais, empresas e beneficiários, maximizando o impacto social. A GiveToU agrega um conjunto de funcionalidades que até agora estavam dispersas por várias outras plataformas e atua nas áreas de “collaborative consumption”, “collaborative learning”, “collaborative finance” e “collaborative governance”.

Inovação: Não existe uma plataforma que responda de forma integrada às necessidades destes atores sociais. Esta plataforma online responde às suas principais necessidades, poupando tempo e dinheiro, dando nova vida aos recursos e auxiliando os atores sociais a ajudar quem mais precisa.

 

PixelAgility - Desenvolvimento de Software, lda

Local: Porto

Descrição: A Pixelability visa transformar a forma como os terapeutas e técnicos de saúde utilizam as ferramentas digitais, em contexto terapêutico. Atua atualmente sobretudo na área de terapia da fala. A utilização desta ferramenta por um cuidador ou profissional de educação/saúde iria permitir um rastreio precoce e a uma prevenção de dificuldades articulatórias e fonológicas.

Inovação: Num muito curto espaço de tempo, foi possível criar uma rede com mais de 700 terapeutas da fala espalhados por Portugal e nos PALOPS, fulcral para a criação de uma aplicação móvel para rastreio de articulação dos sons da fala. Este software inovador permitirá aumentar drasticamente o número de escolas primárias portuguesas, centros de saúde e hospitais, que efetuam este tipo de testes aos seus alunos e utentes.

 

Shimejito

Local: Castelo Branco

Descrição: É uma empresa onde agricultura e tecnologia se encontram (“agritech”), com impacto social e promovendo a economia circular. Tem como objetivo transformar resíduos orgânicos em alimento, também ele orgânico e sustentável. Visa ser uma solução global para a agricultura local. Desenvolve um modelo descentralizado de produção agrícola indoor, que permite às comunidades produzir alimento orgânico e sustentável localmente.

Inovação: A tecnologia utilizada permite ser duas vezes mais rápida e dez vezes mais barata. O modelo descentralizado e automatizado de produção de alimento local, biológico e sustentável, permite atuar localmente para solucionar de forma global os problemas da produção de alimento e impacto ecológico. Proporciona um modelo de economia circular, em que todos ganham - comunidade, clientes e ambiente.

 

SPEAK

Local: Leiria

Descrição: É uma plataforma online desenvolvida para juntar pessoas migrantes, refugiadas e locais a viver na mesma cidade. As pessoas inscrevem-se para aprender e/ou para ajudar outros a aprender uma língua, mediante posterior experiência presencial.

Inovação: Os participantes juntam-se ao SPEAK motivados em ensinar a sua língua/cultura ou motivados em aprender uma língua/cultura. Nessa experiência comunicam, quebram preconceitos, estigmas e criam amizades, construindo uma rede informal de apoio, que facilita a resolução dos seus próprios problemas.

 

The Inventors

Local: Setúbal

Descrição:  The Inventors tem como missão inspirar uma nova geração de “inventores”. Criou programas educativos para crianças entre os 4 e os 12 anos, permitindo que estas desenvolvam a sua autoconfiança, curiosidade e competências tecnológicas. Tem a ambição de transformar as perspetivas e desenvolver competências, tecnológicas e intangíveis, em todas as crianças que passam pelo sistema educativo.

Inovação:  As atividades STEAM implementadas têm um apelo transversal e não se cingem apenas à programação ou robótica – tornam-se mais inclusivas, para crianças com interesses diversos, fazendo com que a taxa de participação feminina seja mais elevada que o habitual (perto de 40%). São as atividades mais criativas e únicas no mercado, assentes em conceitos como “Cria a tua própria guitarra elétrica', 'cria um piano eletrónico' ou 'inventa um robot pintor'.

 

IPSS

Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro

Nome do Projeto: Aprender Mais

Local: Lisboa

Descrição: O projeto Aprender Mais, tem como objetivo assegurar a continuidade do processo educativo e o consequente desenvolvimento social e emocional de crianças e jovens com cancro, que tiveram de interromper, por longos períodos, a frequência na escola. Estas são crianças dependentes de professores, educadores de infância, psicólogos e/ou terapeutas voluntários, que assegurem um apoio escolar e atividades lúdico-pedagógicas na casa da família ou via Skype.

Inovação: São utilizadas aplicações e programas que permitem apoiar à distância. A tecnologia permite também tornar as sessões mais apelativas e interessantes para as crianças e jovens. Para poder sensibilizar crianças e jovens de todo o país para o cancro infantil pretende utilizar vídeos de influenciadores dessa faixa etária produzidos para esse efeito.

 

Associação Humanidades

Nome do Projeto: Modus by Humanus

Local: Lisboa

Descrição: O projeto Modus by Humanus visa disponibilizar um kit mensal de roupas/ brinquedos de criança que, numa fase precoce da vida, deixam rapidamente de ter utilidade, podendo ainda assim ser (re) utilizadas por outras crianças, com múltiplas vantagens financeiras e ambientais.

Inovação: Enquadra-se nas novas tendências/soluções de utilização e consumo no setor têxtil e da moda, assentes em conceitos como o “slow fashion” ou modelos empresarias assentes na (re)utilização, partilha e “upcycling”. 

 

Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas

Nome do Projeto: CAAM (Centro de Atendimento de Alertas Móveis – CAAM)

Local: Lisboa

Descrição: O projeto CAAM funciona como uma rede de proteção de crianças, incluindo as deficientes visuais e motoras, e caracteriza-se pela ligação dos seus telemóveis, através de uma aplicação de georreferencia, ao Centro. A rapidez no procedimento de participação de um desaparecimento visa revolucionar a forma como irão passar a ser tratados estes casos.  

Inovação: O carácter inovador reside na inexistência em Portugal de uma aplicação móvel georeferencial que se destine a otimizar a busca e localização rápida de uma criança desaparecida. Além disso, a aplicação terá como suporte o Comando de Operações da GNR e um centro de atendimento para alertas móveis que estará sediado na instituição, onde será prestado apoio psicológico, social e jurídico às vítimas ou famílias desde a primeira hora do desaparecimento. A solução é tecnologicamente inovadora e única no país.

 

Associação Pressley Ridge

Nome do Projeto: Surf.ART

Local: Lisboa

Descrição: O projeto Surf.ART consiste na promoção do bem-estar social e do sucesso na vida de crianças e jovens em vulnerabilidade social através da prática desportiva do surf e do contacto com a natureza, tendo em vista o desenvolvimento da sua autonomia. Este promove os fatores de proteção das crianças que nele participam, impactando todos os sistemas onde estas estão inseridas, em especial a família.

Inovação: A forma como estão estruturadas as sessões de grupo de terapia pelo surf e o contacto com a natureza, reforçam a adesão e motivação das crianças no seu processo de mudança, facilitando a consolidação das aprendizagens para todas as áreas da sua vida: educativa, familiar e social. Este não se equipara a nenhum outro projeto que promova a resiliência. A abordagem ecológica da intervenção (criança/família/escola/comunidade) conduz a uma maior consistência e concretização dos projetos de vida.

 

Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense

Nome do Projeto: Mutualista com as Crianças

Local: Castelo Branco

Descrição: Direcionado para o público escolar das zonas rurais e isoladas do concelho da Covilhã, este projeto pretende promover as competências sociais e educativas das crianças, garantindo a equidade e o combate à exclusão social mediante parcerias entre as várias entidades que intervêm nos espaços educativos. O objetivo é garantir uma aprendizagem mais interativa, não sequencial, com recursos pedagógicos apelativos e criativos em duas áreas de intervenção: a Saúde Infantil e o Ambiente. Este será acoplado ao projeto da Unidade Móvel de Saúde, que funciona com uma equipa multiprofissional, motivada e com qualidade empreendedora e contará com a parcerias com a Faculdade de Ciências da Saúde e com os núcleos de estudantes de medicina (MedUBI) e de Ciências Farmacêuticas (UBIPharma).

Inovação: Na vertente ambiental, o projeto pretende testar e validar uma aplicação informática: o “Clean Word”. Assume-se como uma ferramenta educativa sob a forma de videojogo de aventura em 3D, para computador, que poderá também estar disponível para consolas e dispositivos móveis. A inexistência em zonas rurais de ações e medidas de caracter educativo, na vertente da Saúde Infantil e do Ambiente, tornam este projeto pioneiro e inovador.

 

Eu Cãosigo – Intervenções Assistidas por Animais, CRL

Nome do Projeto: Crescer Cãofiante

Local: Lisboa

Descrição: O projeto Crescer Cãofiante consiste na implementação de um programa de intervenções assistidas por cães, destinado a crianças do 1º ciclo do ensino básico, pertencentes a diferentes agrupamentos de escolas do concelho. Este responde à necessidade de combater o insucesso e abandono escolar, numa ótica de inclusão social.

Inovação: As intervenções assistidas por cães em contexto escolar de regiões mais desfavorecidas, é novo em Portugal, embora já tenham sido amplamente realizadas e avaliadas em diferentes países da Europa e continente Americano, com resultados muito positivos. O sucesso das intervenções assistidas com cães assenta, em grande parte, no facto de não haver julgamento. Há uma aceitação incondicional, que não tem em conta a origem, as capacidades, ou o facto de a criança ter vivido uma história de rejeições. As crianças podem ser elas mesmas, recebendo sempre o amor e atenção do animal.

Contactos

Departamento de Comunicação Corporativa
press@lidl.pt

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