TRANSFORMAR É DE VALOR - LIDL DEVOLVE À COMUNIDADE O VALOR DO PLÁSTICO RECOLHIDO, TRANSFORMANDO-O EM DONATIVO PARA IPSS LOCAIS

O projeto TransforMAR está de regresso e veio para ficar: o projeto passa a ter a duração de 1 ano e irá marcar presença, durante dois meses consecutivos, em 15 praias de norte a sul do país, no decorrer desta época balnear. Em resultado do atual contexto socio-económico, o plástico recolhido será convertido em valor e devolvido à comunidade através de um donativo monetário a IPSS locais.

08.07.2020 12:00:00 | Sintra
TransforMAR 3ºedição

TransforMAR 3ºedição

O TransforMAR já regressou aos areais nacionais e irá marcar presença em 15 praias, de norte a sul do país, durante os meses de julho e agosto, para sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular. De forma permanente, no decorrer destes dois meses, cada uma destas praias terá um depósito próprio, que promove a recolha de materiais plásticos e de metal, produzidos pelos veraneantes enquanto usufruem do seu tempo em praia. Integrado na estratégia Reset Plastic, a estratégia internacional para os plásticos do Grupo Schwarz, grupo do qual o Lidl faz parte, o TransforMAR promove um repensar dos comportamentos através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos. Alargando a sensibilização das boas práticas coletivas, o referido depósito conta ainda com uma explicação da nova sinalética de praia - semáforos – necessária para a redução de contágio do vírus COVID-19.

Em resposta ao atual contexto de pandemia, e aos desafios económicos por ele trazidos, o TransforMAR, atento às necessidades da comunidade, volta a reinventar-se, transformando o plástico recolhido em donativos monetários para 15 IPSS locais nos concelhos das praias onde o TransforMAR irá marcar presença, mostrando, ainda com uma força maior, que aqui o plástico é de valor! Em conjunto com as câmaras municipais, que têm demonstrado um papel ativo na proteção do planeta desde a primeira edição do projeto, e que demonstram agora forte empenho para com a sua comunidade, será possível selecionar estas IPSS e responder às suas dificuldades.

Nesta 3ª edição junta-se ao TransforMAR, também enquanto parceiro, a Brigada do Mar, que permitirá ao projeto dar mais um passo diferenciador, alargando a sua duração: a limpeza de praias, e de outras zonas não concessionadas, fora da época balnear, assegurando a recolha de todo o tipo de resíduos ao longo do ano.

Este projeto, que surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal e Electrão, conta com as parcerias da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática – que destaca o TransforMAR como um projeto alinhado com os objetivos e prioridades do Ministério em matéria do uso sustentável do plástico e com os seus compromissos assumidos a nível nacional neste contexto (New Plastic Economy Global Commitment, Circular Plastics Alliance, Pacto Português para os Plásticos, European Plastic Pact).

Para Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, “A 3ª edição do TransforMAR reforça o nosso compromisso em prol da redução do plástico e não só garante as praias mais limpas, como promove comportamentos responsáveis. Este ano através da parceria com a Brigada do Mar conseguimos alargar a nossa intervenção, levando mais longe este projeto que prevê sensibilizar a sociedade e proteger o planeta. Simultaneamente, é-nos possível reforçar o apoio às comunidades locais, através da valorização do plástico recolhido, que é devolvido à população através de donativos monetários a 15 IPSS locais, nos concelhos das praias envolvidas no projeto”.

Pedro Nazareth, Diretor-Geral do Electrão refere, “Acreditamos que esta campanha e esta parceria com o Lidl Portugal, que conta já a 3ª edição, são fundamentais para o desenvolvimento da nossa missão de sensibilizar a população para um consumo mais sustentável e para a separação do plástico e o seu correto encaminhamento para reciclagem. O TransforMAR é cada vez mais uma campanha de referência nacional no que diz respeito à recolha de plásticos e à proteção dos oceanos, que este ano incorpora também a componente da limpeza das praias em parceria com a Brigada do Mar. São iniciativas destas que simbolizam a importância da ação e responsabilidade individual para fazer diferença.”

Simão Acciaioli, Presidente da Brigada do Mar afirma, "A parceria com o projeto TransforMAR, vai-nos permitir continuar a descontaminar uma vasta área da costa portuguesa assim como concretizar a ambição de atuar em novas zonas fortemente afetadas pela poluição marinha. O resultado destas ações de forma continuada e consistente, onde habitualmente recolhemos cerca de 2 toneladas por dia, irá ter um impacto extremamente positivo na biodiversidade e no complexo dunar da costa portuguesa, ver para crer”

Sobre a estratégia REset Plastic

O Grupo Schwarz, composto pelas suas duas empresas, Lidl e Kaufland, é uma das maiores empresas retalhistas internacionais. Como tal, está consciente da sua responsabilidade para com o ambiente e assume-a. Com o nome REset Plastic, o grupo desenvolveu uma estratégia holística aplicada internacionalmente, comprometendo cinco áreas de ação para com os plásticos: desde evitar e desenhar, passando pela reciclagem e remoção, até à inovação e educação. Ao fazê-lo, a visão de "menos plástico - ciclos fechados" irá tornar-se realidade. Os cinco princípios orientadores das áreas de ação da "REset Plastic, a estratégia de plásticos do Grupo Schwarz" são:

REduzir: Evitamos o plástico sempre que possível, de forma sustentável. Não só na embalagem!

REdesenhar: Desenhamos embalagens recicláveis, que fechem o ciclo.

REciclar: Recolhemos, separamos e reciclamos o plástico de forma a fecharmos o ciclo dos materiais.

REmover: Apoiamos a remoção de resíduos plásticos do ambiente.

Pesquisar (REsearch): Investimos na investigação e no desenvolvimento de soluções inovadoras e educamos sobre reciclagem.

Saiba mais: www.reset-plastic.com

Contactos

Departamento de Comunicação Corporativa
press@lidl.pt

Anexos

Press kits (1)
  • TransforMAR 3ºedição

    TRANSFORMAR É DE VALOR - LIDL DEVOLVE À COMUNIDADE O VALOR DO PLÁSTICO RECOLHIDO, TRANSFORMANDO-O EM DONATIVO PARA IPSS LOCAIS

    Sintra, 08.07.2020 12:00:00

    Presskit Documentos (1) Presskit Imagens (4)
    download

Ver mais