LIDL ENTREGA 300.000 EUROS PARA AJUDAR A COMBATER POBREZA HABITACIONAL – E DESAFIA OS PORTUGUESES A FAZEREM-NO TAMBÉM, ‘ARREDONDANDO’ AS SUAS COMPRAS

Já são conhecidos os quatro projetos vencedores do Programa ‘Mais Ajuda com + Impacto’, do Lidl Portugal, em parceria com o Impact Hub Lisbon. Aos 300.000 euros que o Lidl tem para entregar, os projetos da ‘Crescer’, ‘Just a Change’, ‘Minga’ e ‘Rés do Chão’ poderão somar ainda a solidariedade dos portugueses, que neste Natal são desafiados a ’arredondar’ as suas compras, a favor de uma habitação digna para todos.

11.12.2023 09:00:00 | Sintra

Mais Ajuda - Arredonda

Depois de um processo de avaliação e seleção de todas as candidaturas ao ‘Mais Ajuda com + Impacto’ e do papel ativo dos clientes do Lidl ao votarem na shortlist de finalistas, através da aplicação Lidl Plus e em www.maisajuda.pt, o Lidl Portugal anuncia os vencedores do seu programa de apoio à comunidade que, este ano, desafiou IPSS, Startups e outras entidades de empreendedorismo social, a apresentarem projetos inovadores na facilitação do acesso a uma habitação digna, de modo a ajudar aqueles que mais precisam.

As entidades de empreendedorismo social ‘Crescer’, ‘Just a Change’, ‘Minga’ e ‘Rés do Chão’ foram as vencedoras eleitas, que irão receber do Lidl Portugal um apoio de 300.000 euros para impulsionarem os seus projetos. Mas esta ajuda pode crescer. Ao apoio monetário do Lidl, juntar-se-á a solidariedade dos portugueses, que são também desafiados a contribuir através da campanha ‘Arredonda’ que regressa neste Natal, de 11 a 31 de dezembro, em todas as lojas Lidl de Norte a Sul do país. Por cada compra efetuada, no ato de pagamento, o cliente é convidado a arredondar o valor final das suas compras para a casa decimal acima, ou para um valor superior se assim o desejar.

Para Ana Burmester, Responsável de CSR e Sustentabilidade do Lidl Portugal, “Considerámos ser de elevada relevância endereçar o nosso programa ‘Mais Ajuda com + Impacto’ ao combate à pobreza habitacional, já que esta é uma das prioridades da atualidade no nosso país. Todos os dias, milhões de portugueses procuram um lar adequado, enfrentando condições precárias que prejudicam a sua saúde e bem-estar. No Lidl, estamos comprometidos com esta causa e muito empenhados em fazer a nossa parte, apoiando estes quatro projetos. Desafiamos agora todos os portugueses a contribuírem também, arredondando as suas compras de Natal, a favor de uma habitação mais digna para os que mais precisam”.

No final da campanha, o montante angariado através da contribuição dos portugueses, será distribuído equitativamente pelos quatro projetos vencedores, somando aos 75.000 euros que cada um receberá do Lidl Portugal. Para além disso, com o apoio do Impact Hub Lisbon, parceiro da 4ª edição do ‘Mais Ajuda com + Impacto’, as instituições beneficiárias irão integrar um programa de capacitação com um acompanhamento de 12 meses (janeiro a dezembro de 2024), potencializando a sustentabilidade e o impacto dos seus projetos e a sua independência financeira.

O Mais Ajuda foi criado pelo Lidl Portugal em 2019 para encontrar novas respostas a problemas sociais, visando promover a inovação social numa abordagem pioneira, onde IPSS, Startups e outras entidades de empreendedorismo social colaboram e têm a oportunidade de integrar novas tecnologias, ferramentas e know-how, beneficiando das valências de cada um, criando um ecossistema de inovação social. Nas suas últimas três edições, o Mais Ajuda já entregou um total de 844.000 euros a 26 projetos de inovação social – num 1º ano projetos dirigidos a Crianças, no 2º ano a Idosos e no 3º ano a projetos de Educação, transversais a qualquer faixa etária.

O Lidl tem uma forte estratégia de responsabilidade social corporativa, ‘Mais Lidl’, em que um dos pilares é precisamente o apoio à comunidade, e onde se insere o programa ‘Mais Ajuda com + Impacto’. Mais para o Planeta, Mais para a Comunidade e Mais para si, descrevem a postura da empresa hoje e no futuro.

 

Projetos Vencedores do Programa ‘Mais Ajuda com + Impacto’ – 4ª edição:

Crescer (Açores, Algarve e Lisboa)

Área de Atuação: Habitação inclusiva e participativa

Descrição: A CRESCER tem 22 anos de experiência em projetos de Redução de Riscos dirigidos a públicos vulneráveis, promovendo a sua inclusão e melhoria de condições de vida. Com o prémio do Mais Ajuda, pretende oferecer apoio ao crescente número de pessoas em situação de sem-abrigo, atuando na falta de habitações com rendas acessíveis, através do ‘É UMA HABITAÇÃO’, com apoio e reintegração social, sendo que 90% dos beneficiários não voltam à situação de sem abrigo.

 

Just a Change (Guimarães, Lisboa e Porto)

Área de Atuação: Revitalização de áreas

Descrição: O Just a Change dedica-se à reabilitação de casas de pessoas em situação de pobreza habitacional, melhorando habitações com voluntários individuais e corporativos. Atua ao longo do ano em Lisboa, Porto, Guimarães e já implementou projetos em mais de 30 outros municípios de Portugal Continental. Com o apoio do Mais Ajuda, irá investir num novo polo em Guimarães e impactar positivamente o dia-a-dia das pessoas beneficiadas, reabilitando mais de 90 casas em 2024 que beneficiarão mais de 170 pessoas.

 

Minga (Montemor-o-Novo)

Área de Atuação: Habitação inclusiva e participativa

Descrição: A Minga pretende promover linhas de ação variadas, como oferta habitacional, apoio ao público e construção responsável, abordando a falta de habitações acessíveis com sessões participativas, grupos de trabalho e parcerias com entidades. Com o prémio do Mais Ajuda, pretende enfrentar desafios de literacia e apoio técnico, fornecendo assistência técnica e promovendo colaborações que potenciam a construção sustentável com workshops, obras e ensaios. Têm como objetivo alcançar mais de 50 agregados habitacionais beneficiários de acompanhamento técnico e ajudas construtivas.

 

Rés do Chão (Braga, Cascais, Lisboa e Sintra)

Área de Atuação: Revitalização de áreas

Descrição: A Rés do Chão é especializada em arquitetura, urbanismo e participação, desenhando soluções inovadoras que apoiam entidades públicas a transformar os espaços que são coletivamente habitados - ruas, bairros e cidades - em lugares mais inclusivos, democráticos, resilientes e sustentáveis. Com o apoio do Mais Ajuda, pretendem solucionar a falta de espaços públicos em bairros municipais com projetos de arquitetura participativa, impactando 9.350 beneficiários diretos com acesso a espaços públicos qualificados próximos da sua casa.

Contactos

Departamento de Comunicação Corporativa
press@lidl.pt

Categorias


Download

Download (2.29 MB)

Partilhar

Anexos
Ver mais