GRUPO LIDL REDUZ AS SUAS EMISSÕES OPERACIONAIS DE CO2 EM 60%
No contexto da 28ª Conferência sobre Alterações Climáticas das Nações Unidas, a decorrer no Dubai, e consciente da sua responsabilidade na proteção do clima, o Grupo Lidl estabeleceu objetivos ambiciosos para dar o seu contributo rumo aos 1,5ºC estipulados em 2015 no Acordo de Paris. O relatório de progresso, publicado pelas empresas do Grupo Schwarz ao qual o Grupo Lidl pertence, revela que este já conseguiu reduzir as suas emissões operacionais em 60%.
07.12.2023 | Sintra
Enquanto um dos principais retalhistas a nível global, o Grupo Lidl está profundamente empenhado em contribuir ativamente para alcançar os objetivos estabelecidos no Acordo de Paris, em 2015, em que ficou definida a meta de limitar o aumento da temperatura média mundial a 1,5ºC – cujo progresso está agora a ser debatido na COP28, a decorrer do Dubai.
Nesse sentido, desde 2019 que a empresa tem analisado e mapeado anualmente a sua pegada de carbono, desenvolvendo posteriormente medidas para alcançar os objetivos climáticos estabelecidos: até 2023, uma redução de 80% nas emissões operacionais de gases com efeito de estufa (tendo por base o valor de 2019).
O atual relatório de progresso conjunto das empresas do Grupo Schwarz, ao qual o Grupo Lidl pertence, revela agora que já se atingiu uma redução, a nível internacional, de 60% nas emissões de CO2 nos Âmbitos 1 e 2, em grande parte alcançado graças ao foco nas energias renováveis: por exemplo, desde 2019 que o Lidl Portugal tem eletricidade 100% verde.
O objetivo é evitar completamente as emissões ou, na melhor das hipóteses, reduzi-las, incluindo apenas as emissões operacionais inevitáveis e optando por projetos de compensação certificados. Em parceria com os seus fornecedores, o Grupo Lidl está também a trabalhar na redução de CO2 na cadeia de abastecimento, uma vez que a maioria das emissões ocorre no Âmbito 3. A empresa apoia aos seus fornecedores na definição dos seus próprios objetivos climáticos, segundo os critérios SBTi, e na concretização dos mesmos, com medidas eficazes.
“Como parte do Grupo Schwarz, estamos empenhados em contribuir para a meta do limite a 1,5ºC. Temos plena consciência de que a limitação do aquecimento global está diretamente ligada à base do nosso negócio. A proteção climática não é apenas algo ‘bom de conseguir’ – é sim necessária para continuarmos a oferecer aos nossos clientes uma extensa gama de produtos alimentares com uma ótima relação qualidade/preço”, explica Ana Burmester, Responsável de CSR do Lidl Portugal.
A proteção do clima é, por isso mesmo, um dos focos da estratégia de CSR da empresa – no caso de Portugal, a estratégia ‘Mais Lidl’, em que a Proteção do Planeta é precisamente um dos pilares de atuação do retalhista.
Link para relatório de sustentabilidade Lidl Portugal: Relatórios de Sustentabilidade - Lidl Portugal