APOIO À COMUNIDADE: LIDL ABRE CANDIDATURAS PARA PROJETOS INOVADORES DE APOIO À HABITAÇÃO
Na 4ª edição do seu programa ´Mais Ajuda´, que agora se inicia, o Lidl Portugal tem 300 mil euros para apoiar projetos de inovação social que revolucionem a forma como enfrentamos o desafio habitacional em Portugal. As candidaturas, com respostas inovadoras, estão abertas até 8 de outubro.
12.09.2023 | Sintra
Está de volta o programa desenvolvido pelo Lidl Portugal de apoio à comunidade que, este ano, irá desafiar não só IPSSs e Startups, mas também outro tipo de entidades de empreendedorismo social, a desenvolverem projetos inovadores com impacto, capazes de encontrar novas respostas para problemas sociais vigentes.
Nesta 4ª edição, a Habitação foi o tema escolhido pelos colaboradores da insígnia que, em agosto, foram desafiados a definir a causa a apoiar este ano. O Lidl Portugal irá entregar 300.000€ a até cinco projetos inovadores - adicionalmente, irá promover durante o mês de dezembro uma campanha em loja para que os clientes possam também contribuir para as ideias vencedoras.
Os vencedores são anunciados no início de dezembro de 2023 e, durante o ano de 2024, integrarão o programa de capacitação desenhado para potencializar a sua sustentabilidade e impacto.
Adotando o naming “Mais Ajuda com + Impacto”, a edição de 2023 conta também com um novo parceiro: o Impact Hub Lisbon, organização que acelera a transição para uma nova economia, apoiando agentes de mudança e ideias com visão de futuro. O Impact Hub Lisbon fará a gestão do processo de candidaturas e seleção de vencedores, em conjunto com o Lidl Portugal e um painel de jurados, e realizará o programa de capacitação com um acompanhamento de 12 meses.
As candidaturas estão abertas no website do Programa (www.maisajuda.pt), até 8 de outubro, dirigindo-se a entidades que concentrem as suas ações na facilitação do acesso a uma habitação digna, de modo a ajudar aqueles que mais precisam, nomeadamente através de respostas para habitações inclusivas, na revitalização de projetos, na disponibilização de métodos inovadores de financiamento e na apresentação de novas soluções na construção. As candidaturas serão avaliadas e selecionadas durante o mês de outubro e, pela primeira vez, os clientes do Lidl terão também um papel ativo na escolha dos projetos vencedores, podendo votar numa shortlist de finalistas, na app Lidl Plus e em www.maisajuda.pt, durante o mês de novembro.
O Mais Ajuda foi criado em 2019 para dar respostas e soluções a desafios sociais, visando promover a inovação social numa abordagem pioneira, onde IPSS e Startups colaboram e têm a oportunidade de integrar novas tecnologias, ferramentas e know-how, beneficiando das valências de cada um, criando um ecossistema de inovação social.
Nas três edições anteriores, o Lidl Portugal contribuiu com cerca de 800 mil euros apoiando projetos dirigidos a crianças, idosos e distinguindo entidades de apoio à educação empenhadas em promover a igualdade de oportunidades.