LIDL PORTUGAL TRANSFORMA REDES DE PESCA EM 2 MIL SACOS DE FIBRAS RECICLADAS
O projeto TransforMAR, do Lidl Portugal, assinalou este Verão a sua 6ª edição e recolheu, com a ajuda da Marinha Portuguesa, redes de pesca abandonadas em alto mar. Uma tonelada foi transformada em 2000 sacos de fibras recicladas, cujo valor de venda reverterá para apoiar a atividade do Aquário Vasco da Gama e da Marinha na preservação do habitat marinho.
31.10.2023 | Sintra
Reforçando o compromisso do Lidl Portugal com a sustentabilidade, e numa ótica de economia circular, que é um dos pilares do projeto TransforMAR, 1 tonelada das redes de pesca recolhidas nesta 6ª edição, foi transformada em 2000 sacos de fibras recicladas, cujo valor de venda reverterá para apoiar a atividade do Aquário Vasco da Gama e da Marinha na preservação do habitat marinho, contribuindo assim para a preservação da biodiversidade. As restantes redes de pesca serão transformadas em poliamida para serem usadas em novos produtos, ganhando também uma nova vida.
Anualmente em Portugal, a Marinha e as Autoridades Marítimas removem cerca de 6 toneladas de redes de pesca do oceano, um material regularmente deixado na água, que destrói os habitats, espécies marinhas e ameaça também a saúde humana.
Os sacos já se encontram disponíveis para compra no site da Skizo - empresa responsável pela transformação das redes de pesca em sacos de fibras recicladas – bem como no Aquário Vasco da Gama, que servirá também de ponto de recolha para os clientes que desejarem levantar os mesmos no local. Cada saco tem um valor unitário de 12€ e está disponível em duas versões, ambas com motivos marinhos.
O TransforMAR surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal, juntamente com a associação de gestão de resíduos Electrão, em parceria com a Marinha Portuguesa e a ONG Brigada do Mar, contando com o apoio da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da associação ambiental Quercus. Em 6 anos, o TransforMAR já contribuiu para retirar mais de 227 toneladas de resíduos plásticos e de metal das praias portuguesas e do mar, aos quais deu uma nova vida. Este ano, com a ajuda dos portugueses, da Marinha e da Brigada do Mar, a iniciativa recolheu um total de 47,2 toneladas de resíduos plásticos e de metal.