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Parceria WWF

A trabalhar juntos para oferecer escolhas mais sustentáveis

Em 2024, lançámos a nossa parceria a longo prazo com a WWF, que inclui 30 países Lidl, para além de Portugal. Esta parceria de cinco anos centra-se nos desafios ambientais globais da atualidade: proteger a biodiversidade, o clima e os recursos naturais, tais como a água doce. Estamos a trabalhar em conjunto para adquirir matérias-primas de forma responsável, combater o desperdício alimentar e promover práticas empresariais responsáveis ao longo de toda a cadeia de valor.

Com o apoio da WWF, queremos tornar ainda mais fácil para os nossos clientes em todo o mundo fazerem compras de forma mais responsável no futuro. O lema da parceria é, portanto, o seguinte: Trabalhar em conjunto para oferecer escolhas mais sustentáveis.

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CLIMA

Estabelecemos objetivos climáticos de acordo com as metodologias da Iniciativa Science Based Targets

As alterações climáticas são um desafio global e estamos conscientes da nossa responsabilidade. É por isso que encaramos a proteção do clima como uma prioridade na nossa parceria com a WWF. Comprometemo-nos a reduzir as nossas emissões de acordo com objetivos climáticos cientificamente fundamentados.

 

Desenvolvemos um plano de financiamento para o clima e a natureza

Como parte da parceria, estamos a trabalhar com a WWF para desenvolver e testar um conceito de financiamento para o clima e na natureza, com base nas nossas emissões. A abordagem de financiamento visa maximizar os co-benefícios, como a biodiversidade e a água, respeitando simultaneamente as medidas de proteção social. O plano de financiamento será associado a projetos de conservação da natureza.
 

Mais pormenores sobre o nosso compromisso com o clima

BIODIVERSIDADE

Estamos a trabalhar para identificar os pontos críticos e os riscos para a biodiversidade e, em seguida, implementar uma estratégia de biodiversidade fiável 

Em conjunto com a WWF, estamos a rever as nossas análises e metas existentes relacionadas com os riscos ligados à natureza, com o objetivo de desenvolver e promover uma estratégia de proteção da biodiversidade mais abrangente. Assim, conseguiremos identificar e abordar os riscos de biodiversidade, como a desflorestação e a extinção de espécies, na nossa cadeia de valor. Concentrar-nos-emos em identificar cadeias de valor e regiões de risco particularmente elevado, bem como em encontrar formas de aumentar a sua resiliência. Para estas áreas, desenvolveremos planos de implementação específicos.

Mais pormenores sobre o nosso compromisso com a biodiversidade

ÁGUA

Trabalhamos para identificar os pontos críticos e os riscos relacionados com a água doce e  implementar uma estratégia responsável para a água

Com base no Filtro de Risco da Água da WWF, estamos a rever as nossas análises e objetivos para criar uma estratégia mais abrangente para uma utilização responsável da água. Em colaboração com a WWF, identificamos e endereçamos os riscos da água em toda a nossa cadeia de valor, especialmente para produtos de alto risco como o café, a fruta e os legumes, onde o nosso objetivo é evitar problemas como a contaminação ou a escassez de água.

 

Transparência em matéria de clima, biodiversidade e água

Estamos empenhados em garantir a transparência como parte da nossa parceria, por isso divulgaremos os riscos identificados na nossa cadeia de valor e as medidas que estamos a tomar para reduzir os impactos ambientais, em conformidade com o Regulamento da UE relativo à desflorestação.

MATÉRIAS-PRIMAS

As matérias-primas são a base dos nossos produtos, por isso, consideramos que é nossa responsabilidade comprar matérias-primas de uma forma social e ambientalmente responsável. A estratégia de sustentabilidade do Lidl orienta o nosso envolvimento com as matérias-primas e destaca o nosso compromisso de longa data em adquirir produtos livres de desflorestação. Assumimos a responsabilidade e colocamos a sustentabilidade no centro das nossas ações. Apoiamos e subscrevemos os objetivos do regulamento da UE para cadeias de fornecimento sem desflorestação.

Através da nossa parceria com a WWF, queremos garantir o fornecimento internacional responsável de matérias-primas essenciais e o estabelecimento e expansão de cadeias de valor rastreáveis, livres de desflorestação e conversão. Salvo indicação em contrário, os seguintes objetivos aplicam-se aos nossos produtos de marca própria (oferta permanente e promocional) em Portugal e em todos os outros países Lidl. Considerando regulamentos como a abordagem EUDR, estabelecemos os seguintes objetivos.

 

Aquisição de matérias-primas livres de desflorestação e conversão 

Procuramos obter matérias-primas de alto risco - como soja, óleo de palma, cacau, café, carne de vaca, madeira, celulose e papel - de cadeias livres de desflorestação e conversão. Para isso, reformulamos continuamente a nossa estratégia de matérias-primas, evitando a desflorestação e a conversão nos nossos produtos de marca própria. Esta abordagem está alinhada com a Accountability Framework Initiative (AFI) e o Regulamento de Desflorestação da UE, e baseia-se na legislação EUDR.

 

Cumprimento das datas-limite sem desflorestação e conversão*

Asseguramos que tanto nós como os nossos fornecedores cumprem as datas-limite para a não desflorestação e conversão estabelecidas pela AFI e pelo Regulamento de Desflorestação da UE, em matérias-primas de alto risco, como a soja, o óleo de palma, o cacau, o café, a carne de vaca, a madeira, a celulose e o papel.

* Cada norma define uma data-limite, marcando o ponto a partir do qual a desflorestação para o cultivo de matérias-primas é proibida num local específico. Estas datas variam consoante as normas.

 

Rastreabilidade e envolvimento dos fornecedores

Exigimos que todos os fornecedores atuais e futuros adotem uma política que garanta que as suas operações estão livres de desflorestação, conversão e exploração de terras até ao final do ano fiscal de 2026. Este compromisso vai para além dos requisitos legais.

 

Cadeias de fornecimento de soja responsáveis

Como parte da parceria, comprometemo-nos a criar cadeias de fornecimento de soja totalmente rastreáveis, livres de desflorestação, conversão e exploração. Para tal, avaliaremos exaustivamente a origem da soja utilizada diretamente na nossa cadeia de valor (proteínas alternativas e produtos de soja), bem como na alimentação de produtos animais selecionados, como frango, ovos e carne de porco.  Esta análise ajudar-nos-á a identificar as áreas que necessitam de ação.

Além disso, trabalharemos com a Collaboration for Forests and Agriculture (CFA) para avaliar e abordar questões relacionadas com a desflorestação, conversão e exploração de terras nas nossas cadeias de fornecimento de soja. O objetivo é garantir que, a longo prazo, as cadeias de valor de soja sejam completamente rastreáveis e livres de desflorestação, conversão e exploração.

 

Óleo de palma (palmiste) com origem responsável

A partir do ano fiscal de 2025, comprometemo-nos a adquirir apenas óleo de palma e de palmiste rastreável, isento de desflorestação, conversão de terras e exploração.  Para tal, 100% do nosso óleo de palma e de palmiste utilizado em produtos alimentares e não alimentares deve cumprir as normas RSPO Segregated ou EU Organic. Para além disso, 100% dos derivados devem, pelo menos, cumprir a Norma de Balanço de Massa da RSPO.  Em Portugal, o Lidl já utiliza apenas óleo de palma e de palmiste certificado nos seus produtos alimentares desde 2019. Quanto aos artigos não alimentares, comprometemo-nos a torná-los 100% certificados até 2023.

 

Celulose e papel de cadeias de valor responsáveis

O nosso objetivo é obter exclusivamente produtos de papel e celulose rastreáveis, livres de desflorestação, conversão e exploração a uma escala internacional até ao final de agosto de 2025.

Para o efeito, analisaremos a qualidade e a origem dos produtos de papel e celulose. Esta análise ajudar-nos-á a desenvolver uma estratégia abrangente a longo prazo para garantir que todos os produtos de papel e celulose são totalmente rastreáveis e de origem responsável.

Isto inclui a celulose e o papel nos nossos produtos de marca própria, os rótulos e embalagens em Portugal e em todos os outros países. São aceites as normas FSC, FSC mixe, em casos excecionais, PEFC e papel reciclado.

 

Compra responsável de cacau

O nosso objetivo é oferecer 100% de produtos de cacau de origens rastreáveis e sustentáveis. Para isso, é essencial analisar a origem do cacau, que constitui a base para o desenvolvimento de uma estratégia de fornecimento abrangente e sustentável em colaboração com a WWF. Isto implica investir na rastreabilidade completa das amêndoas e da manteiga de cacau, participar em projetos de conservação em áreas de cultivo chave e de alto risco, e envolver as partes interessadas relevantes através de iniciativas empenhadas na produção sustentável de cacau.

 

Café certificado: produtos de café e café torrado

Queremos obter produtos de café 100% certificados de forma sustentável, incluindo cápsulas de café, café instantâneo e cappuccino. O nosso objetivo é garantir que, a partir do ano fiscal de 2028, todos os produtos de café vendidos terão um selo de sustentabilidade reconhecido. As certificações mínimas aceites são Bio (EU), Rainforest Alliance e Fairtrade.

 Vamos também aumentar continuamente a proporção de café torrado certificado para 100%.

 

Cadeias de fornecimento de chá certificadas

Outro objetivo que estabelecemos como parte da nossa parceria com a WWF é garantir produtos de chá totalmente certificados. Isto inclui todos os chás pretos, chás verdes e chás rooibos dos nossos produtos de marca própria em Portugal e em todos os outros países Lidl. São aceites as certificações Biológicas (UE), Rainforest Alliance e Fairtrade.

 

Mais informações sobre a nossa estratégia para as matérias-primas Lidl

ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE

Com base nos princípios científicos da "Planetary Health Diet", que recomenda uma dieta mais baseada em plantas, temos vindo, nos últimos anos, a expandir a nossa gama para incluir mais produtos vegan e vegetarianos.

Através desta parceria, estamos a aprofundar o nosso compromisso sobre uma alimentação mais sustentável e saudável, adotando uma estratégia que dá prioridade aos produtos de origem vegetal e visa reduzir o consumo de produtos de origem animal.

Para tal, monitorizamos e comunicamos de forma transparente o rácio entre as fontes de proteína de origem animal e vegetal.  Com base nestes dados, estamos a incorporar progressivamente na nossa gama produtos proteicos à base de plantas mais sustentáveis e saudáveis. O âmbito abrange toda a gama de produtos em Portugal e em todos os países Lidl a nível mundial: marcas próprias e marcas de fabricante, ofertas permanentes e promocionais.

PEIXE E MARISCO

Quando se trata de peixe e marisco, contamos com um objetivo ambicioso para aumentar a sua sustentabilidade. Estamos focados em garantir uma maior transparência e rastreabilidade, bem como em utilizar selos reconhecidos, como o MSC, ASC, Bio, BAP4 Star e GlobalG.A.P.

Os nossos objetivos incluem toda a gama de peixe e marisco em Portugal e em todos os outros países, abrangendo marcas próprias e de fabricante, oferta permanente e promocional. 

 

Peixes e Mariscos: Transparência e Rastreabilidade

Estamos empenhados na rastreabilidade e transparência de toda a nossa gama de peixe e marisco. Até ao final do ano fiscal de 2024, queremos garantir que todos os produtos são certificados em conformidade e indicam, por exemplo, o país de produção, a espécie e o método de pesca ou de aquacultura. Estamos também a trabalhar no sentido de demonstrar a rastreabilidade completa da cadeia de fornecimento de peixe e marisco. No caso da aquacultura, isto inclui a rastreabilidade das espécies cultivadas e dos alimentos utilizados.

No caso das capturas selvagens, o nosso objetivo é garantir a rastreabilidade, examinando tanto o navio de pesca como o ato de captura específico.

 

Oferta responsável de peixe e marisco

O nosso objetivo é garantir que 100% de toda a nossa oferta de peixe e marisco provém de fontes classificadas como recomendáveis ou aceitáveis de acordo com os critérios da WWF.

A WWF classifica as seguintes fontes como recomendáveis ou aceitáveis:

  • Pontuação da WWF 1-3
  • Certificações MSC, ASC, Bio, BAP4 Star, GlobalG.A.P
  • Projetos que visem melhorar as pescas (FIP) e a aquicultura (AIP) apoiados pela WWF

Estamos também empenhados em aumentar a proporção de peixe e marisco provenientes de fontes recomendadas pela WWF. Estas fontes são definidas como aquelas com uma pontuação de 1-2 da WWF.

Vamos medir este compromisso através do acompanhamento da percentagem do nosso volume total de peixe e marisco que provém destas fontes recomendáveis.

 

Cadeias de valor certificadas de peixe e marisco

O nosso objetivo é aumentar a proporção da nossa oferta de peixe e marisco que cumpre as certificações recomendadas pela WWF, incluindo MSC, ASC, Bio, BAP 4-Star e GlobalG.A.P.

Nesse sentido, é medida a percentagem do volume total da oferta de peixes e mariscos.

ECONOMIA CIRCULAR E REDUÇÃO DOS RESÍDUOS ALIMENTARES

Para garantir a conservação de recursos a longo prazo, estamos focados em melhorar a reciclabilidade dos materiais e minimizar o desperdício alimentar através da nossa parceria.

 

Desperdício alimentar nas operações do Lidl

O nosso objetivo é reduzir ainda mais o desperdício alimentar nas nossas lojas e entrepostos, por isso estamos a desenvolver uma estratégia globalmente aplicável com objetivos claros. Queremos minimizar o desperdício e otimizar a utilização dos alimentos não vendidos, através da sua doação sempre que possível. Além disso, comprometemo-nos a apresentar regularmente relatórios sobre o desperdício alimentar, tanto a nível nacional como internacional. Este compromisso aplica-se às nossas lojas em Portugal e em todas as localizações com lojas Lidl.

 

Desperdício alimentar na cadeia de valor

A produção de alimentos cria frequentemente subprodutos que conduzem ao desperdício alimentar, mas que podem ser posteriormente processados para reduzir significativamente o desperdício global. Estamos a identificar e resolver o problema do desperdício alimentar nos nossos processos de produção, em particular nos nossos produtos de marca própria. O objetivo é identificar e melhorar os processos de produção que são mais propensos a perdas de alimentos provenientes de subprodutos.

 

Reciclabilidade das embalagens e dos produtos não alimentares

O nosso objetivo é melhorar as práticas de economia circular nas embalagens e nos produtos não alimentares. Vamos desenvolver e implementar uma estratégia circular em conjunto com a WWF até 2025. Esta estratégia aplicar-se-á às embalagens de produtos alimentares e não alimentares de marca própria.

POLÍTICA E DEFESA DE INTERESSES

Através de processos de relações públicas, comunicação e educação, pretendemos informar a indústria e a sociedade sobre tópicos ambientais e sociais selecionados, aumentando a sensibilização e defendendo hábitos de compra mais sustentáveis.

Estamos a desenvolver um plano de defesa, que inclui medidas para estabelecer um diálogo construtivo com as principais partes interessadas e será implementado em colaboração com o Lidl Stiftung e a WWF. As nossas medidas visam especificamente a proteção do clima, da água e da biodiversidade. Para atingir estes objetivos, é crucial aumentar a nossa participação em iniciativas nacionais e aproveitar a nossa experiência para encorajar outros agentes a juntarem-se a nós na prossecução ativa destes objetivos.