LIDL, ELECTRÃO, QUERCUS E ANP|WWF LANÇAM GUIA DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS PARA MAIOR SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE

O guia de boas práticas “Mais Ambiente” pretende ajudar os portugueses a perceberem como podem contribuir de forma positiva para promover o bem-estar do nosso Ambiente, com informação e dicas úteis, para colocarem em prática no seu dia-a-dia.

09.10.2020 12:00:00 | Sintra

Guia de boas práticas

Desenvolvido em parceria com o Electrão, Quercus e ANP | WWF – e como parte integrante da sua estratégia de sustentabilidade que atua sob o mote “A Caminho do Amanhã” - o Lidl lança agora o guia de boas práticas “Mais Ambiente” - disponível no website de Sustentabilidade do Lidl Portugal para download, em https://institucional.lidl.pt/sustentabilidade/medidas-e-projetos/mais-ambiente, que procura não só sensibilizar a sociedade para a importância de preservar, mais e melhor, o Ambiente, como dá dicas e conselhos úteis a todos os que estão empenhados em fazê-lo, através da mudança de hábitos e desconstrução de mitos.

 

Estruturado em torno dos cinco Rs vitais para cuidar do Ambiente – Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar -, o guia explica, numa linguagem simples, clara e recorrendo a exemplos e dicas ilustrativos, o que todos podemos fazer diariamente em nossas casas, marcando assim a diferença.

 

Desta forma, o guia “Mais Ambiente” salienta:

 

Repensar o consumo para podermos tomar decisões mais conscientes e abandonar hábitos antigos que conflituem com o Ambiente, ajustando as compras às necessidades reais e a escolhas que façam a diferença em prol deste objetivo comum. Os benefícios do plástico são reconhecidos, a par da vital necessidade de eliminar a sua utilização de uso único.

 

Recusar produtos que não precisa e que não são amigos do Ambiente, em detrimento de outras soluções, prevenindo assim o desperdício e optando por alternativas reutilizáveis, com enfoque na importância de privilegiar produtos certificados.

 

Reduzir todos aqueles produtos que não são essenciais, privilegiando as alternativas ecológicas -  como é o caso dos Green Bags, para transporte de frutas e legumes, disponíveis nas lojas Lidl – e a produção local, que contribui para o desenvolvimento da economia nacional, reduzindo em simultâneo a pegada ecológica.

 

Reutilizar todos os artigos que, de outro modo, iriam para o lixo, atribuindo-lhes nova utilidade e desafiar a família a dar asas à criatividade utilizando, por exemplo, frascos e boiões de vidro para armazenar novos alimentos.

 

Por fim, depois de repensar, recusar, reduzir e reutilizar é chegado o momento de aprender a Reciclar e a gerir os resíduos da melhor forma possível. Através da separação de resíduos garante-se que os materiais que os constituem são devidamente reciclados, voltando a ser utilizados como matérias-primas. O guia não só ensina a fazê-lo corretamente, como explica onde os portugueses poderão encontrar mais informação sobre o tema.

 

Multiplicando os pequenos atos, seja em casa ou numa ida às compras, estas medidas têm um grande impacto se forem tomadas coletivamente e de forma organizada. É essencial que este esforço seja acompanhado pelos parceiros de negócio e pelos consumidores, fomentando a economia circular, e que estes últimos tenham consciência da sua responsabilidade perante a comunidade e o Ambiente.  

 

O Lidl Portugal reforça, através deste guia de boas práticas, o seu compromisso com a sustentabilidade, sensibilizando a sociedade para a sua importância: mudando comportamentos que fazem toda a diferença através de pequenos gestos e substituindo velhos hábitos menos sustentáveis por opções ‘amigas do ambiente’.

Contactos

Departamento de Comunicação Corporativa
press@lidl.pt

Categorias


Download

Download (813.19 KB)

Partilhar

Anexos
Ver mais