LIDL É O PRIMEIRO RETALHISTA ALIMENTAR EM PORTUGAL A ADERIR À INICIATIVA MUNDIAL DA ONU PARA O EMPODERAMENTO DAS MULHERES

O Lidl Portugal é agora signatário dos Princípios para o Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa global para a promoção das mulheres a nível empresarial.

30.07.2020 09:00:00 | Sintra

LIDL -WEPS

Lidl - Igualdade de Género

Ao aderir à primeira iniciativa mundial que tem como objetivo promover e fortalecer o papel das mulheres nas empresas, o Lidl Portugal vem reforçar o seu compromisso com a promoção da igualdade de género, tanto no contexto da empresa como em toda a sua cadeia de valor. Certo de que “oportunidades iguais” e “diversidade” são componentes chave para o sucesso corporativo a longo prazo, o Lidl Portugal tem trabalhado ativamente, ao longo dos anos, para uma realidade empresarial mais justa, sendo a assinatura desta iniciativa global da ONU mais um importante passo nesta direção.

Estabelecidos em 2015 pela ONU Mulheres e pelo Pacto Mundial das Nações Unidas, os Princípios para o Empoderamento das Mulheres apresentam um conjunto de orientações voluntárias dirigidas às empresas, com o objetivo de as apoiar na adaptação ou introdução de regulamentos e programas novos e necessários para o progresso feminino. São eles:

Princípio 1: Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade de género.

Princípio 2: Tratar todas as mulheres e homens de maneira justa no trabalho: respeitar e apoiar os direitos humanos e a não-discriminação.

Princípio 3: Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores, independentemente do género.

Princípio 4: Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.

Princípio 5: Promover o empreendedorismo entre as mulheres, fortalecendo a sua participação no mercado, respeitando a sua dignidade em todas as iniciativas de marketing.

Princípio 6: Promover a igualdade através de iniciativas relacionadas com a comunidade e ativismo social.

Princípio 7: Medir e informar publicamente o progresso para alcançar a igualdade de género.

Atualmente com uma maior percentagem de mulheres (55%), comparativamente à percentagem de colaboradores do sexo masculino (45%), o Lidl Portugal já colocou em prática grande parte das diretrizes estabelecidas pelos Princípios para o Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas, continuando a desenvolvê-las enquanto prioridade essencial no contexto da sua estratégia de sustentabilidade e responsabilidade social e corporativa.

De acordo com Maria Román, Diretora Geral de Recursos Humanos do Lidl Portugal “No Lidl pautamo-nos por oportunidades iguais. Temos três vetores primordiais, que definem a progressão de carreira: meritocracia, valores e atitude. Não há diferenciação de género e todos usufruem das mesmas oportunidades e benefícios, pelo que faz todo o sentido integrarmos esta iniciativa global da ONU, que está totalmente alinhada com a nossa visão de negócio e com a nossa cultura.”

No Lidl Portugal, todos os funcionários recebem as mesmas oportunidades de carreira e as estruturas salariais são padronizadas, baseadas em critérios objetivos como: experiência profissional, qualificações e aptidões. Além disso, a empresa oferece a todos os funcionários igual acesso a oportunidades de formação e progressão na empresa. Maria Román revela que “Em todos os setores de atividade da empresa há oportunidades de progressão na carreira e apoiamos os colaboradores neste percurso, identificando potenciais líderes, sejam homens ou mulheres”.

Fazer crescer a percentagem de mulheres em cargos de liderança, nos níveis de gestão médio e sénior, é aliás um objetivo da empresa, que tem implementado um conjunto de medidas para promover o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, tanto para mulheres como para homens, garantindo que todos os funcionários estão informados sobre as soluções do Lidl relacionadas com a gravidez, maternidade, licença parental, etc.

Com vista a assegurar um ambiente de trabalho justo e amigável para todos, o Lidl designou internamente os chamados “Gestores de Confiança”, com os quais os colaboradores podem estabelecer contato, de forma imparcial e independente, para abordar questões gerais, bem como outras relacionadas com a diversidade e igualdade de género.

Adicionalmente a estas medidas internas, o Lidl exige também que a igualdade de oportunidades seja um compromisso assumido pelos seus parceiros e fornecedores; uma medida que está refletida na posição pública da empresa sobre os direitos humanos e a proteção ambiental na aquisição de bens.

Saiba mais em: https://institucional.lidl.pt/sustentabilidade/politicas-de-compra