‘MÃOS À SOBRA’ É A NOVA WEBSÉRIE DO LIDL SOBRE DESPERDÍCIO ALIMENTAR

Com uma estratégia ativa para a redução e sensibilização de excedentes alimentares, o Lidl lança uma nova iniciativa que pretende promover um consumo mais consciente, dando dicas e ideias para cozinhar sem desperdiçar.

24.05.2023 07:00:00 | Sintra

Mãos à Sobra

No âmbito do desperdício alimentar, o Lidl aposta, desde sempre, numa estratégia integrada para a redução dos excedentes, através de diversas iniciativas que passam pela prevenção, venda a granel, doação de alimentos, transformação e também pela sensibilização para estilos de vida mais sustentáveis. Em conjunto, estas iniciativas pretendem reduzir os impactos ambientais e sociais da ação da empresa e sensibilizar a população para a importância do tema.

Agora, o Lidl dá mais um passo nesse sentido, através do lançamento da websérie ‘Mãos à Sobra’, que pretende dar dicas de receitas que evitam excedentes alimentares, já que parte significativa do desperdício acontece dentro de casa.

A mesma, disponível no Youtube do Lidl, a partir de 23 de maio, terá um novo episódio por mês e conta com a ajuda dos criadores de conteúdos Tuga na Cozinha (Miguel Telles) e Plant a Choice (Rita Tapadinhas), que abordam receitas e dicas de sustentabilidade, respetivamente. O primeiro episódio da ‘Mãos à Sobra’ tem como tema ‘Como aproveitar todas as partes do Frango’, dando não só ideias de várias receitas, como dicas de conservação de alimentos.

O desperdício alimentar, assim como a desigualdade de acesso e consumo de bens alimentares, constitui um problema à escala global, pelo que é de extrema importância sensibilizar a população para uma mudança de comportamento e um consumo mais consciente. São várias as iniciativas que o Lidl adota nesse sentido:

• Entrega diária de frutas, legumes e carne em todas as lojas, garantindo a máxima frescura dos produtos no ponto de venda, reduzindo ao máximo o tempo desde o produtor até à casa do cliente, e permitindo que os clientes Lidl possam disfrutar de produtos com a máxima qualidade e frescura, durante mais tempo.
  • Responsável de Frescos - em todas as lojas, o mesmo tem a responsabilidade de salvaguardar a frescura das frutas e legumes à venda, monitorizando em intervalos regulares a sua qualidade.
  • A venda a granel/unidose – permite aos clientes Lidl escolherem exatamente a quantidade pretendida de produtos de padaria e pastelaria, assim como de fruta e legumes, peixe congelado ou marisco, evitando um consumo excessivo.
  • Gestão eficiente do inventário – Encomendas ajustadas às necessidades de cada loja e dos clientes. Através de ferramentas de gestão, cada Chefe de Loja sabe exatamente as melhores quantidades a encomendar, evitando o excesso e o desperdício.
  • Data Limite Lidl (DLL) - uma data anterior à data de validade que permite aos clientes Lidl comprarem os produtos com o tempo suficiente para os consumirem em segurança e assim reduzirem o desperdício alimentar em casa. Estes artigos têm um selo identificativo e são vendidos com 30% de desconto.
  • Bom demais para deixar para trás - Com a aproximação do fim do prazo de validade, o Lidl aplica um desconto de 50% em produtos que estão “Bons demais para deixar para trás”. Em dois anos, este projeto evitou o desperdício de quase 7 milhões de unidades de frescos, pão, carne e peixe fresco.
  • Projeto Realimenta – Projeto que faz chegar a quem mais precisa, produtos alimentares através das lojas, entrepostos e sede do Lidl, em parceria com 1145 instituições sociais de âmbito local. Em 2022, o Lidl Portugal doou, através deste projeto, quase 3700 toneladas de alimentos, que impactaram positivamente cerca de 197.500 beneficiários.