Exportações do Lidl duplicam, em apenas dois anos, para os 148,5 milhões de euros
Em 2018 o Lidl Portugal exportou 206 produtos num valor equivalente a 148,5 milhões de euros. Com a ajuda do retalhista, 86 fornecedores portugueses viram os seus produtos chegar a 30 países da Europa e aos Estados Unidos.
29.10.2019 | Sintra
O Lidl Portugal tem vindo a reforçar o seu papel preponderante no crescimento da economia nacional, em que o crescimento sustentado da exportação de produtos nacionais para os vários mercados onde tem presença espelha o compromisso da empresa com o país e os fornecedores portugueses. Em 2016, as exportações do Lidl Portugal equivaliam a um valor de 70 milhões de euros, apresentando em 2018 um crescimento de 112% face a este resultado, com 206 produtos exportados, num valor de 148,5 milhões de euros. Relativamente a 2017, o valor de 2018 representa um crescimento de 48,5%.
Os artigos exportados em 2018 traduzem-se numa variedade alargada de produtos, como leguminosas, azeite, bacalhau, salgados, pão, piripiri, pera rocha, entre outros. Com a ajuda do Lidl, os produtos de 86 fornecedores portugueses chegaram a quase 30 países da Europa e aos Estados Unidos - tendo o Lidl presença em 32 países - o que significa que estes estão disponíveis em todos os países onde existem lojas Lidl.
É de destacar a exportação do pão, com cerca de 28 milhões de pães exportados, nos quais se inclui Pão da Avó, Broa de Milho, Pão Bijou e Bola de Mistura. Foram igualmente exportadas 115 toneladas de bacalhau e 18,6 milhões de embalagens de leguminosas.
Também os salgados assumem um papel importante, com 800 mil embalagens a chegarem à Europa e EUA. Neste mesmo ano, chegaram também aos Estados Unidos, 20 mil garrafas do vinho tinto Azinhaga de Ouro, num total de 3 milhões de garrafas de vinhos variados exportados.
De acordo com Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal, “As exportações do Lidl continuam com uma performance bastante positiva, que muito nos orgulha, tendo alcançado resultados recorde no ano de 2018. Estes resultados são demonstrativos do nosso empenho contínuo em apoiar os fornecedores nacionais e em dar a conhecer a qualidade dos produtos portugueses ao mundo, tirando partido da nossa rede internacional de lojas. Este é mais um reflexo não só do nosso compromisso com o país, mas também da aposta que fazemos na relação que mantemos com os nossos fornecedores”.
Empenhado em promover o que é português, a empresa tem estado sempre ao lado dos fornecedores nacionais, privilegiando os seus produtos e incentivando o seu crescimento. Atuando como interlocutor e dando apoio em todas as etapas do processo, o Lidl é atualmente a maior rede de distribuição na Europa, levando a qualidade de Portugal além fronteiras.