Lidl Portugal já exportou mais de 12 milhões de peras rochas para a Alemanha
Realizou-se um encontro na Cooperativa Agrícola de Cadaval para apresentar pela primeira vez a agenda da Portugal Fresh na feira internacional Fruit Logística Berlin 2015, que se realiza de 4 a 6 de fevereiro. Marcaram presença, a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, o presidente da Portugal Fresh, Manuel Évora e o Diretor-Geral de Compras da Lidl Portugal responsável pelo apoio à exportação, Pedro Monteiro.
29.01.2015 | Sintra
Pêra Rocha
A exportação de frutas e legumes tem assumido uma força crescente na economia nacional, da qual é reflexo a criação de associações de produtores, como a Portugal Fresh, e a participação de Portugal como país anfitrião em eventos internacionais, como é o caso da edição da Fruit Logística Berlin 2015. Entre 2010 e 2013 as exportações do setor cresceram 28% e só no último ano verificou-se um aumento de 10%.
Neste encontro ficou evidenciado o esforço conjunto do Ministério da tutela, da Portugal Fresh e da Lidl Portugal em dar a conhecer a Pera Rocha, um produto genuinamente português, aos consumidores alemães. O mercado alemão é estratégico para a produção nacional, não só para este produto, mas para todo o setor das frutas, legumes e flores.
Este ano só a exportação de Pera Rocha para a Alemanha através de Lidl Portugal representou o mesmo valor da exportação total verificada o ano passado em 5 países. Assim mais de 12 milhões de Pera Rocha (mais de 1.500 toneladas) já chegaram à Alemanha desde setembro através da insígnia Lidl e continuarão a chegar até ao fim da campanha deste ano.
A ministra Assunção Cristas reforçou a satisfação com os resultados obtidos “Não posso deixar de realçar a boa dinâmica que as exportações neste sector têm vindo a registar, na ordem dos 10% ao ano. É uma área que em Portugal tem excelentes condições para se afirmar a nível mundial como um país de origem de frutas e legumes de elevadíssima qualidade, diferentes pelas suas características e acrescentando por isso mais valor. Isto é muito positivo para a nossa economia e para os nossos agricultores, que se empenham e que dão o seu melhor diariamente. Felizmente o reconhecimento do trabalho vai sendo conquistado um pouco por todo o lado, como é prova o facto de sermos o país em destaque este ano na maior Feira de Frutas e Legumes do mundo, a Fruit Logistica, em Berlim”.
Segundo Manuel Évora, “a Lidl Portugal é uma porta de entrada para os produtos portugueses em 27 mercados. Esta parceria será uma excelente alavanca para alcançar o objetivo de 2 mil milhões de euros em 2020”. O mesmo responsável acrescenta ainda que “devido a Portugal ser o país parceiro, em 2015, da maior feira de frutas e legumes do Mundo, irá contribuir para a notoriedade dos hortofrutícolas portugueses atingir um patamar inimaginável no mercado internacional e impensável nos últimos anos. Um exemplo factual é a crescente preferência dos consumidores alemães pelas frutas e legumes de Portugal, como podemos verificar por esta oportunidade criada com a Lidl Portugal.”
Pedro Monteiro reforça “a Lidl Portugal tem um papel relevante no acesso dos produtores nacionais a mercados externos possível através do nosso universo de lojas. Temos feito exportação regular de produtos alimentares portugueses, como as frutas e legumes. A Pera Rocha, por exemplo, já é exportada há vários anos para Inglaterra, Irlanda, França e Espanha e desde este ano, esta campanha também para a Alemanha, com excelentes resultados como podemos comprovar”.
A Lidl Portugal assume um papel preponderante na exportação, nomeadamente através da exportação de Pera Rocha e Melancia, alcançando até à data mais de 1.500 toneladas de Pera Rocha apenas para a Alemanha, cerca de 1.200 toneladas de Melancia para França e Alemanha e cerca 550 toneladas de framboesas para Alemanha.
Todas as semanas partem em média 7 camiões cheios de Pera Rocha rumo à Alemanha que são distribuídos pela rede de supermercados, chegando a milhões de consumidores. A parceria entre a Lidl Portugal e a Portugal Fresh inclui a preparação e formação dos produtores para cumprirem os elevados padrões de qualidade e segurança exigidos pela companhia a nível global.