Investimento de 70 milhões de euros com novo entreposto a Norte do país

Já arrancaram as obras de construção do novo entreposto do Lidl Portugal em Santo Tirso, num investimento avaliado em 70 milhões de euros. Este não só aposta na inovação e sustentabilidade, como prevê melhores condições de trabalho para os colaboradores e o alargamento da capacidade de abastecimento de lojas, de 77 para mais de 100, garantindo assim uma maior eficiência de resposta.

19.02.2019 | Sintra

Imagem 3D novo entreposto Santo Tirso

Imagem 3D novo entreposto Santo Tirso

A cerimónia de lançamento de ‘primeira pedra’ decorreu hoje, e contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, e do Presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Empenhado em Portugal e em ultrapassar os desafios do futuro, o Lidl Portugal tem investido no país e na sua operação em território nacional, de forma a continuar a levar a todos os portugueses qualidade ao melhor preço, de acordo com uma estratégia de proximidade e simplicidade para com os seus clientes.

Nesse sentido, para além da expansão e da renovação da sua rede de lojas, com o objetivo de proporcionar aos clientes uma experiência de compra rápida e confortável, o retalhista arranca agora com a construção de um novo entreposto na Zona Industrial da Ermida, em Santo Tirso, num investimento avaliado em cerca de 70 milhões de euros, que marca o desenvolvimento de uma nova zona industrial a Norte, fundamental para a comunidade, e que privilegiará o trabalho com fornecedores locais durante a edificação do projeto.

Com uma área de 48.000m2, o equivalente a 5 campos de futebol, e uma localização próxima do atual entreposto, o futuro centro logístico do Lidl Portugal integrará 100% dos atuais recursos humanos, garantindo-lhes infraestruturas com mais qualidade, espaço e conforto. A estrutura está projetada para oferecer mais luz natural, as zonas sociais serão mais modernas e espaçosas, estando também assegurado o conforto dos motoristas em salas reservadas com condições específicas.

A inovação é igualmente uma das premissas do futuro entreposto, que contará com um armazém semi-robotizado que traduz um investimento diferenciador Lidl nos seus entrepostos, introduzindo-os num novo modelo industrial, no qual se incluem as tecnologias de automação na execução de edifícios inteligentes. Complementado com mão de obra humana, este investimento permitirá aumentar a capacidade de armazenagem e a capacidade de abastecimento de lojas, das atuais 77 para mais de 100.

Para além disso, energeticamente, contará com energias renováveis (painéis solares) e uma gestão inteligente da iluminação (garantida através de sensores), bem como câmaras de frio com um sistema de arrefecimento concebido, na sua generalidade, com gases/fluidos naturais que minimizam os efeitos nocivos para a camada do ozono.

À semelhança de todos os nossos entrepostos e lojas, terá a certificação ISO50001 - um sistema de gestão de energia que visa um melhor desempenho, consumo e eficiência – e da certificação BREEAM –que classifica os edifícios sustentáveis tendo em conta categorias como: gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, utilização do solo e ecologia, e contaminação; e que visa minimizar os efeitos negativos dos edifícios nos ambientes locais e globais, promovendo o conforto e saúde nos espaços interiores.

De acordo com Hélder Rocha, Diretor Geral do Lidl Portugal para a região Norte, “Este novo entreposto vem reforçar o nosso compromisso com o país, com os nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes. Teremos uma capacidade de chegar a mais de 100 lojas, garantindo uma maior rapidez de resposta às mesmas, de incrementar a capacidade de armazenamento para 55mil paletes e de permitir um movimento mais eficiente de mercadoria com mais de 90 cais no novo edifício. Com este investimento pretendemos reforçar a nossa premissa de qualidade ao melhor preço perante todos os nossos stakeholders a norte do país”.

Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, “A fixação deste centro logístico do LIDL em Santo Tirso representa um dos maiores investimentos de sempre no nosso Município, com impacto significativo na criação de postos de trabalho. Enquanto presidente da Câmara Municipal, congratulo-me com a crescente capacidade de captação de investimento, bem como com a consolidação da importância de Santo Tirso no setor agroalimentar.”

À margem da cerimónia de lançamento de ‘primeira pedra’ deste novo entreposto do Lidl Portugal, que decorreu esta manhã, o Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, adiantou que o setor do comércio é um dos mais relevantes na economia nacional e que empresas como o Lidl têm impulsionado e modernizado o setor, levando-o a assumir posições de liderança ao nível da inovação e da incorporação de tecnologia, como é o caso deste novo centro logístico. O responsável do governo saudou o Lidl pela sua “relevante presença na economia portuguesa, há 23 anos, não só do ponto de vista económico, sendo detentor de mais de 250 lojas e 4 entrepostos, mas também do ponto de vista da sustentabilidade ambiental e da responsabilidade social no âmbito da sua atuação”. Referiu ainda que a promoção da produção nacional, a revitalização do comércio local e de proximidade, bem como a transição para uma economia circular, são princípios basilares da politica pública do XXI Governo Constitucional para os sectores do comércio e dos serviços, registando com muito agrado o papel do Lidl nesta matéria e nestes pilares.

O novo entreposto do Lidl em Santo Tirso em números:
Investimento: 70 milhões de euros
Área: 48.000 m2, 5 campos de futebol
Capacidade de Armazenagem: 55 mil paletes
Cais: mais de 90
Capacidade de abastecimento: mais de 100 lojas
Lugares de estacionamento: 400
Previsão de conclusão: ano de 2020

Contactos

Departamento de Comunicação Corporativa
press@lidl.pt

Categorias


Download

Download (82.45 MB)

Partilhar

Anexos
Ver mais