Alimentação Saudável Lidl

Sustentabilidade

A Nossa Visão de Negócio Responsável

Melhoramos continuamente o nosso negócio para criar valor para os nossos stakeholders. Procuramos ter clientes mais satisfeitos e colaboradores motivados, endereçar os desafios da sociedade, apoiar o crescimento do negócio dos nossos fornecedores, criar uma cadeia de valor mais resiliente e competitiva, e inovar o produto. Queremos ser a primeira escolha do cliente, porque pode confiar na qualidade dos nossos produtos, ao melhor preço e com elevados padrões sociais e ambientais, assente numa gestão eficiente das nossas operações. Este é o nosso caminho do amanhã.

Destaques

Mais Ajuda

O programa Mais Ajuda está de volta! Conheça a nova edição deste programa de inovação social, que pretende apoiar projetos que promovam o envelhecimento feliz e saudável.

Estratégia para o Plástico

Em prol da sustentabilidade, temos vindo a adotar várias medidas para eliminar, reduzir, substituir e transformar o plástico, dando seguimento à estratégia europeia para os plásticos, apresentada pela Comissão Europeia.

Mobilidade Elétrica

Assumimos o compromisso sustentável de instalação de 38 postos de carregamento para carros elétricos, permitindo viajar de Norte a Sul com energia verde.

TransforMAR é de valor

Para contribuir para a proteção do planeta, desenvolvemos o projeto TransforMAR com o objetivo de abordar os problemas do plástico e sensibilizar para os princípios da economia circular.

Excedentes Alimentares

Temos, desde sempre, uma estratégia ativa para a redução dos excedentes, através de iniciativas que passam pela prevenção, pela doação de alimentos, pela transformação e também pela sensibilização para os estilos de vida sustentáveis, que em conjunto reduzem os impactos ambientais e sociais da nossa ação.

Ajudar quem mais precisa

Conscientes do nosso papel na garantia do bem-estar social, temos procurado auscultar as necessidades da comunidade, com o objetivo de desenvolver iniciativas e levar ajuda a quem mais precisa.

Turma Imbatível

Com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a importância de estilos de vida sustentáveis, o Lidl está de volta às escolas, pelo 8º ano consecutivo, desta vez com o projeto Turma Imbatível – Uma Aventura e Peras!

Certificações

A oferta de produtos com certificações ambientais e sociais é uma das preocupações do nosso sortido nos produtos de marca própria, maioritariamente associados a produtos cuja matéria-prima é considerada crítica do ponto de vista da sua exploração, condições de trabalho, impacto ambiental, sustentabilidade do ecossistema ou direitos humanos.

Relatórios de Sustentabilidade

Consulte aqui o primeiro e o segundo relatório de sustentabilidade do Lidl Portugal para saber mais sobre a nossa política de Responsabilidade Social e os resultados de 2015/2016 e 2017/2018.

Condições laborais e benefícios

No Lidl investimos nas condições laborais e benefícios dos nossos colaboradores, ao mesmo tempo que promovemos o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, contribuindo para o bem-estar dos nossos colaboradores.

Mais Ambiente

Áreas de atuação

Diariamente procuramos integrar as melhores práticas de sustentabilidade e responsabilidade social nos nossos cinco pilares de atuação.

Sabia que...

Lisboa vai ter um Museu da Reciclagem?

Integrámos o projeto do ReMUSEU, um centro de conhecimento e experiências para a informação e sensibilização para a gestão dos resíduos, a economia circular e o ambiente.

Publicações

O Lidl acredita na comunicação responsável e transparente, com todos os seus stakeholders: clientes, parceiros, fornecedores ou colaboradores. Consulte aqui as nossas publicações de Responsabilidade Social.

  • Relatórios de Sustentabilidade

    Consulte aqui o primeiro e o segundo relatório de sustentabilidade do Lidl Portugal para saber mais sobre a nossa política de Responsabilidade Social e os resultados de 2015/2016 e 2017/2018.

  • Políticas de Compra Responsável

    No Lidl procuramos que os nossos produtos tenham uma origem sustentável através da implementação de políticas de compra responsável. Descubra aqui as nossas políticas de compra sustentável.

  • Código de Conduta

    No Lidl incentivamos os nossos parceiros a aplicar padrões sociais mínimos dentro das suas próprias empresas através da subscrição do nosso Código de Conduta. Conheça os detalhes aqui.

  • Declaração de Princípios de Direitos Humanos

    Seja com clientes, colaboradores ou parceiros de negócios - como parte do Grupo Schwarz, respeitamos os direitos humanos em todas as áreas das nossas atividades, em todo o mundo. Sublinhamos a nossa responsabilidade com a declaração de política que se aplica a todo o Grupo Schwarz. Poderá encontrar esta declaração do Grupo Schwarz aqui.

  • Transparência na cadeia de valor não-alimentar

    Somos um dos primeiros retalhistas globais a divulgar publicamente dados da sua cadeia de produtos não-alimentares de marca própria e estamos comprometidos em aumentar ainda mais a transparência da nossa atuação.

  • Compromisso Detox Lidl

    Em dezembro de 2014, o Lidl foi o primeiro retalhista alimentar a participar na Campanha de Detox da Greenpeace. Temos como objetivo eliminar por completo o uso de 11 grupos químicos, que a Greenpeace definiu como proibidos, na produção de nossas marcas próprias de têxteis e calçados até 2020, ou substituí-los por substâncias seguras. Aqui poderá encontrar o Relatório de Detox 2020 do Lidl.

Prémios e Reconhecimentos

Prémios de Marketing M&P 2019

Na 6º edição dos Prémios de Marketing M&P 2019, fomos distinguidos com 12 prémios, nomeadamente nas categorias de Digital e Redes Sociais e Sustentabilidade e Responsabilidade, com os projetos “Família não se abandona” e “Bolo-rei de Sonho -Nuvem Vitória Lidl”.

Prémios Meios e Publicidade_Comunicação Corporativa

Prémios Meios e Publicidade

A equipa de Comunicação Corporativa, em representação do Lidl Portugal, arrecadou o Prémio na categoria de Social Engagement, na campanha solidária contra o abandono animal “Família Não Se Abandona”, nos Prémios Comunicação Meios & Publicidade. 

Food & Nutrition Awards logo

Food and Nutrition Awards

Nos anos de 2014, 2016 e 2017, o Lidl Portugal foi distinguido com Menções Honrosas dos Food & Nutrition Awards (FNA) pelos projetos de Responsabilidade Social “Gang dos Frescos”, “Super Gang dos Frescos” e “Turma Imbatível para mais energia”, respetivamente.

O FNA é uma iniciativa que reconhece as boas práticas, projetos e produtos inovadores no sector agroalimentar.

Práticas de Resp Social APEE logo

Práticas de Responsabilidade Social APEE

Os projetos “Mais para Todos”, “Surf Salva” e “Desenho Imbatível” do Lidl foram distinguidos com o Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) nos anos 2016, 2017 e 2018, respetivamente.
Estes reconhecimentos visam distinguir a implementação de políticas e modelos de boa governação, com boas práticas em responsabilidade social.

Prémios APMA

Prémios APMA

A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) tem vindo a distinguir o Lidl como o maior comprador de Maçã de Alcobaça Embalada, desde 2010. A parceria entre o LIDL e a APMA vem desde 2007/2008.

Prémios de Meios Sapo logo

Prémios de Meios Sapo

Em 2018, o Lidl recebeu o Ouro dos Prémios de Meios Sapo em Solidariedade e Responsabilidade Social pela campanha “#Cãopartilha”, também em 2017 o Lidl venceu o Ouro dos Prémios de Meios Sapo em Solidariedade e Responsabilidade Social pela campanha “Promoção do Bem”.

Prémios Eficácia logo

Prémios Eficácia da Comunicação

Os Prémios Eficácia premeiam o trabalho conjunto dos anunciantes e das suas agências tendo como base a eficácia medida e comprovada das suas campanhas de comunicação.

Em 2018, a campanha “#Cãopartilha” recebeu o Ouro na categoria Low Budget e o Bronze na categoria Responsabilidade Social. Em 2017, o Lidl foi premiado com a Prata na categoria de Responsabilidade Social pela campanha “Promoção do Bem”. Em 2015, o “Mais para Todos” recebeu o Ouro na categoria Responsabilidade Social.

Prémios Marketing Meios & Publicidade logo

Prémios Marketing Meios e Publicidade

Os Prémios Marketing Meios & Publicidade 2018 distinguiram a nossa campanha “#Cãopartilha” com o galardão de Prata na categoria Meios Digital e Redes Sociais, e o Bronze na categoria Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Os Prémios Marketing Meios & Publicidade pretendem premiar as melhores estratégias de marketing, as campanhas, ações e decisões que podem fazer a diferença para marcas e empresas, contribuído assim para a sua notoriedade e crescimento.